Novo jogo The Legend of Zelda divulgado na E3 de 2010
Depois de uma longa espera e apenas uma imagem do que estaria por vir na convenção, durante a E3 de 2010 foi revelado o lançamento do novo jogo da franquia da Nintendo em 2011, The Legend of Zelda: Skyward Sword.
O jogo em sí foi muito requisitado e discutido devido ao inovadora tecnologia Wii Motion Plus sobre o qual foi modelado, que permite aos jogadores mais precisão na jogabilidade e a sensação de participar da batalha. A surpresa também se deve aos gráficos que possuem a fusão dos elementos de cel-shading e de realismo, além de uma atmosfera que remete ao movimento artístico do Impressionismo (imagem abaixo).
(à direita: Link em Skyward Sword; à esquerda: floresta em Skyward Sword)
Muitas revelaçõs foram feitas na conferência de imprensa da Nintendo na E3, uma delas sendo o enredo de Skyward Sword, que aparentemente na linha do tempo entre as histórias tornou-se o início de tudo, chegando a anteceder até à história de Ocarina of Time.
O jovem Link residia num pacífico continente suspenso no céu, um conjunto de ilhas sobre as nuvens chamado de Skyloft, até que por certas consequências ainda não reveladas encontra a lendária Skyward Sword (uma espada com mente própria, capaz de transformar-se em uma semi-humana e cujo poder é dito que afasta todo o mal), e esta o alerta que há uma terra desconhecida de todo o povo do céu que está tomada pela escuridão e necessita ser purificada: Hyrule. Então assim o jogo consistindo em libertar Hyrule do mal enquanto transita da terra flutante à esta com a ajuda da espada. Um fato não confirmado que leva a série a ser o início da linha temporal de Zelda é que a Skyward Sword poderia acabar se tornando a Master Sword dos jogos seguintes.
O modo de usar da espada e do escudo é, de certa forma, simples: para utilizar a espada é só movimentar o Wii Remote na direção desejada, e para usar o escudo balance o Nunchuk e o segue como um escudo de verdade, fácil, né? Com os itens também não é muito diferente, você os escolhe do menu como se fosse tirá-los do bolso, e os usa como realmente os usaria na vida real. Muitos dos itens permaneceram de outros jogos anteriores, como o arco e as bombas, algumas delas, porém, podem ser também usadas de modo diferente do convencional como, por exemplo, as bombas, que agora você pode rolar (tipo bola de boliche xD) para explodir as coisas. Outros foram quase que inéditos na série, como o chicote, com o qual pode atacar inimigos ou pegar itens, e o besouro, que pega itens à distância e pode também transportá-los (como levar uma bomba até uma rocha para explodí-la) - você pode controlar sua rota com o Wii Remote também.
(acima: Link usando, respectivamente, o estilingue, o arco, a bomba e o besouro - note que o gráfico dos itens também está, em parte, cartunizado)
Relatos de Miyamoto mostram que o lançamento do jogo só será efetuado em 2011, sem data definida, para o azar dos zeldistas do mundo, provávelmente devido ao demorado processo de adequação e de correção de possíveis erros no Motion Plus. Agora para saber se o próximo passo da saga The Legend of Zelda será digno de ficar na história dos games, só 2011 dirá. Apesar das incertezas acerca do assunto, pelo menos podemos ter um pouco de esperança sobre a trilha sonora do jogo: "Mario Galaxy 2 teve uma grande, imponente trilha sonora orquestrada. Poderá Skyward seguir o exemplo? Nintendo não pode fazer o que fez com Galaxy 2 e não fazer o mesmo com o próximo Zelda." disse ele.
Trailer Oficial de Skyward Sword: